terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CRÔNICA



SER OU NÃO SER?

É incontável a quantidade de escritores, poetas, pintores, escultores, músicos, enfim, artistas e esforçados da mente que tentaram pelo menos uma vez na vida explicar o que é ser.
“Ser ou não ser? Eis a questão”, disse Shakespeare.
“É terrível ser? Dói? É bom? É triste?” indagou Drummond.
“Sê tudo em uma coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes”, sugeriu Fernando Pessoa. E assim prossegue por séculos e séculos essa eterna busca, essa exacerbada exigência de encontrar o ser.
Ora, amigo leitor, tu és? Eu sou? Se não és ainda, quando for avisa-me, por favor, pois hei de encontrar meu ser no mesmo lugar em que encontraste o teu. Acho que pensar é ser, ou talvez não, pensar pode ser uma forma de saber que nada é.
Às vezes caminho em lagos, em mares ora tranqüilos, ora revoltos, águas essas que não existem. Às vezes penso que sou uma minúscula célula dentro de outra célula, que por ventura se encontra dentro de outra célula e assim sucessivamente.
Também penso que o universo está dentro de mim e eu estou dentro de uma coisa muito maior que o universo. Penso que o sentir é ilusão, na verdade ninguém sente nada, ninguém é ninguém. De repente uma força cá dentro, talvez o próprio universo querendo explodir, mostrar-me que existe algo que é, algo que sempre será. Daí vomito trilhões de estrelas, estrelas de todas as cores, e finalmente creio que Deus é, que a natureza sábia é, que a vida também é. Do resto nada sei, mas não irei perder tempo em descobrir. Como os filósofos, procurarei usar a lógica: se faço parte de Deus, da natureza, da vida, automaticamente eu sou!
Ah, amigo leitor, meu estimado amigo, tu és?

Lua Jeniffer, 2005

2 comentários:

Micheline Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Micheline Moraes disse...

Gostei muitíssimo de teu blog e desse texto em especial. O vi pela primeira vez no JC online. Parabéns.